Uma coisa geralmente é útil em diversos momentos é criar uma sequência de números. Seja esta sequência somente um índice ou uma sequência com alguma lógica, como uma progressão aritmética ou geométrica, é raro você passar por uma linguagem sem utilizá-las. No Python, isto não é diferente. Por isso, vamos ver alguns exemplos de como construir sequências.
Primeiro, vamos começar com a sequência mais básica, uma mera contagem, de uma em uma unidade:
# cria uma sequencia com os inteiros de 1 a 10, sem o 10 list(range(1,10))
Agora, vamos passar para uma sequência que anda de 10 em 10 unidades:
# cria sequencia de 0 a 100, de 10 em 10 list(range(0, 100, 10)) # cria sequencia de 0 a 1000 de 100 em 100 list(range(0, 1000, 100))
Podemos ainda escrever sequências que variam de acordo com um intervalo decimal qualquer:
# seq de 9(10-1) numeros, comecando em 0.5 e somando-se 0.5 [x*0.5 for x in range(1, 10)] import numpy as np np.arange(11, 17, 0.5)
Novamente, mais um post simples e direto ao ponto. Creio que não precise divagar muito mais sobre o tema. Mesmo assim, fique à vontade para entrar em contato no caso de dúvidas.
E aí, curtiu o post?
E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.
Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!
BONS ESTUDOS!