3 Funcionalidades Incríveis do IPython

Nem todo mundo conhece, mas o IPython é uma “iteractive shell” (shell iterativo?), uma forma de adicionar funcionalidades ao nosso programa muito útil. A ideia vai um pouco além disso e você pode explorar um pouco mais indo neste link, mas para nós, vale apenas pensar como se fosse um pacote diferentão que vai trazer features para facilitar nosso trabalho, como mostrar vários outputs de uma célula ou colocar uma música no fim da execução de um trecho do código. Enfim, bora conhecer 3 funcionalidades incríveis do IPython hoje! Vamo que vamo!

INTRODUÇÃO

Como eu disse acima, o IPython para nós não vai ser nada além de uma forma de adicionar novas funcionalidades ao Jupyter Notebook, uma biblioteca padrão. Só que, como eu disse acima, ele é mais do que isso e quem quiser entender um pouco mais da sua definição macro, vou deixar um vídeo bacana:

Infelizmente, só encontrei vídeos legais em inglês. Mas, como eu disse, você não precisa ir tão a fundo nisso. Em seguida, vamos enfim para as 3 funcionalidades que você vai inserir no seu Jupyter Notebook à partir de agora!

MOSTRAR TODOS OS OUTPUTS DO JUPYTER

Já começamos com minha preferida, a que SEMPRE vai no meu Jupyter: fazer com que as células do Jupyter que forem sendo executados printem TODOS os outputs, não apenas o do último comando!

Olha, nem tem muito o que dizer, bora mostrar todos os outputs, né? Facilita bastante! Ainda mais quando é só carregar duas linhas de código no começo do Jupyter Notebook:

from IPython.core.interactiveshell import InteractiveShell
InteractiveShell.ast_node_interactivity = "all"
EXPANDIR CÉLULAS DO JUPYTER

Mais um exemplo que eu uso muito: expandir a largura das células do Jupyter. Convenhamos, às vezes a gente quer um pouco mais de espaço.  Nem é só que a gente quer, mas sim que a gente precisa de espaço! Claro que sabemos abreviar os nomes de forma a tornar o código mais limpo, também tem a identação e outros cuidados, mas ainda assim é comum faltar espaço e é muito mais fácil ter tudo na tela do que ficar rolando a barra. Para este caso, basta você carregar esta função e alterar o input da largura (~width):

Tive que colocar um print porque o WordPress entendia a codificação como algum tipo de objeto diferentão, acho que um tipo de vídeo. Bom, deu para entender, creio eu, e agora vamos para o mais legal, embora não o mais útil, nem mesmo o mais discreto no ambiente de trabalho…

TOCAR ÁUDIO APÓS EXECUÇÃO DA CÉLULA

Por fim, imagine que você tenha um trecho bem demorado do seu notebook, aquela célula chata que leva mais de uma hora para rodar. Geralmente, você colocaria o trecho para rodar e iria fazer outra coisa, não se esquecendo de checar a célula de 15 em 15 minutos, claro. Isso também mudou com o IPython, que te permite colocar uma função que toque uma música qualquer no fim da execução. Utilizei um exemplo com uma música

import pandas as pd

# importa a funcionalidade
from IPython.display import Audio

# coloca o endereço e nome do arquivo que será tocado
sound_file = "nome-do-audio.mp3"

# a função Audio sozinha não funciona, precisamos desse puxadinho:
from IPython.core.display import display (cuidado com identação)
def beep():
    display(Audio(sound_file, autoplay=True))

# vamos fazer qlqr coisa só pra testar a feature
df = pd.read_csv('Datasets/melb_data.csv')

# esse aqui vai no fim da célula que vc quer que toque um som ao acabar de rodar
beep()
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como você viu, o IPython é ótimo para adicionar novas funcionalidades ao seu Jupyter Notebook. E sim, é possível fazer mais com o pacote! Eu não conheço tanto, mas sei por exemplo que dá para criar objetos de vídeo também (dá uma fuçada na seção display). Vai vasculhando de acordo com sua necessidade: https://ipython.org.

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.

Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!

BONS ESTUDOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *