9 Apps para Cientistas de Dados

Nem tudo que a gente consome precisa estar diretamente ligado à programação. Como todo profissional, o cientista de dados precisa estudar, ter foco, ser produtivo, dentre outras coisas. Pensando nisso, fiz uma lista contendo 9 apps para cientistas de dados, misturando conteúdos de programação e data science com produtividade e estudos de um modo geral.

Primeiramente, tenha em mente que você não precisa baixar os 9 apps. Talvez isso nem seja recomendável, pois pode ser muita coisa e te gerar distrações. Recomendo começar com uns 2-3 que te parecem mais úteis. E tenha paciência no começo, pois a adaptação pode não ser tão rápida. Insista um pouco nos apps e veja como a sua produtividade aumenta depois que você pega o jeito dos apps!

APPS DE PROGRAMAÇÃO E MATEMÁTICA

SOLO LEARN: Trilhas de estudos para Python, Machine Learning, dentre outras coisas. Muito bem organizado, ótimo para iniciantes. Aulas ilimitadas somente pagando!

BRILLIANT: Desafios matemáticos para se manter atualizado! Pratique algumas vezes na semana e tenha uma evolução bem significativa! Gratuito!

KHAN ACADEMY: Aulas de Cálculo, Álgebra Linear, Estatística Básica. Em outras palavras, revise QUALQUER conteúdo escolar que precisar! 100% gratuito!

PROGRAMMING HUB: Possivelmente o melhor app de programação. Python, Data Science, o que você quiser!

APPS PARA PRODUTIVIDADE E ORGANIZAÇÃO

FOREST: Meu preferido! É pago, mas é barato (e acredito que existam similares gratuitos). É um app que utiliza a técnica pomodoro com o incremento da gamificação. Ou seja, você vai utilizar o aplicativo para fazer um ciclo em que você trabalha alguns minutos e descansa um pouco, foca em trabalhar por outros X minutos e descansa por um tempo um pouco menor. Normalmente, utilizamos para trabalhar/estudar por 25 minutos e descansar por 5. O app tem vantagens à técnica, pois (1) ele trava seu celular enquanto o tempo estiver correndo e (2) você tem o incentivo de que toda vez que o ciclo for cumprido, uma árvore será plantada. Parece bobo, mas fica divertido e você passa a querer plantar mais e mais árvores, ficando mais tempo focado nas tarefas!

NOTION: É um aplicativo bem difícil de se adaptar, mas quando você pega o jeito, é incrível! É como se você tivesse um portal de conteúdo somente seu, páginas e páginas de anotações suas. Organize por diferentes seções, guarde anotações de tudo que é tema, salve leituras, dentre tantas outras possibilidades. Eu demorei para pegar o jeito, mas hoje em dia não troco por nada.

TRELLO: Gosta de organizar as tarefas em quadros? Cada coluna sendo um estágio do projeto? Então Trello é a pedida. Não tem muito segredo, você organiza colunas com os tipos de anotações que gostaria de deixar ali. Você pode criar estágios de um projeto, ou separar por dia da semana. Tanto faz.

FÓRUNS E DISCUSSÕES

REDDIT: Um dos maiores, ou talvez o maior, fórum de discussão na internet. Tem de tudo, incluindo Data Science e Machine Learning. Cuidado para não se distrair por lá!

QUORA: Para mim, um dos fóruns mais subestimados na internet. Tem até quem tire sarro e trate como um fórum de segunda categoria. Eu discordo e acho um dos locais mais férteis da internet. Sabendo filtrar as respostas, você vai se sair bem!

Nota: Não encontreio app do STACKOVERFLOW no IOS, apenas um app chamado StackOv, sem avaliação alguma. Esse é o meu fórum número 1, mas não possuo app instalado. É o único motivo para não constar na lista.

MENÇÕES HONROSAS

GOOGLE KEEP: Se não achar o Trello e o Notion legais, que tal um app muito mais simples onde você tem diversos quadros para colar seus post it.

HABIT TRACKER: Muita gente gosta de anotar seus hábitos, para entender o que não tem conseguido cumprir, o que tem conseguido, além de não perder algumas prioridades. Eu, por exemplo, incluo no meu habit tracker a meditação, caminhada e alongamento, além de algumas horas obrigatórias de leitura e estudos.

CODECADEMY GO E MIMO: Outras duas opções para praticar programação!

NOTA: Apps de “treinamento” para o cérebro não foram incluídos, pois as pesquisas feitas apontam para sua ineficiência. Não há evidência de que estes exercícios tragam algum ganho cognitivo!

E aí, curtiu?

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.

Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!

BONS ESTUDOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *