Análise de dados em Python sem programação

Você provavelmente já deve ter notado que as ferramentas low code estão se multiplicando. Existem bibliotecas de Auto-ML e Auto-EDA, as nuvens já possuem suas próprias tecnologias, grandes empresas com H2o criando ferramentas o tempo todo, e por aí vai. E na linguagem dominante no mercado de Data Science, isso também é realidade. Hoje, vamos ver como fazer uma análise de dados em Python sem programação!

ANTES DE MAIS NADA…

Eu sei que a galera da minha idade costuma ser mais avessa a essas tecnologias, acham muito “nutella”. Entretanto, note que a mudança é inevitável, ela já está acontecendo. Mais ainda, muitos dos grandes nomes em ML também gostam dessas ferramentas. Você vai encontrar vários pesquisadores dando curso de Auto-ML. E isso é ótimo.

Primeiro, isso democratiza análise e dados. Não podemos ser egoístas de achar que a empresa deve ficar sempre esperando que a gente faça isso. Quanto mais transparência, melhor. Adicionalmente, tem muita gente envolvida com dados e que não é analista de dados. Tem o product manager, product owner, pessoas de atendimento ao consumidor, dentre outras. Mais ainda, quem está começando com dados não precisa ficar parado enquanto ainda não tem proficiência em programação. Qualquer um pode chegar na empresa e já ir fuçando nos dados.

E os cientistas de dados? Ora, a gente ainda vai ter muito trabalho. Afinal de contas, não estamos ali somente para ficar fazendo joins. Teremos mais tempo para entender melhor alguns dados, olhar mais para o produto e para o negócio – algo que já fazemos, mas dividindo o tempo com os “joins”. Saímos da parte “braçal” e focamos no que importa.

Espero que você tenha perdido o preconceito. Agora, vamos ao BAMBOOLIB!

ANÁLISE DE DADOS EM PYTHON SEM PROGRAMAÇÃO

A biblioteca Bamboolib foi criada para transformar seu Python em um Excel. Como eu disse anteriormente, isso pode ser útil para um iniciante, alguém em posição de liderança, alguém fora do mundo dos dados (mas que precise fazer alguma análise) e para cientistas de dados que preferem recorrer a este atalho.

O post abaixo foi estruturado em 3 partes:

  • Parte 1: Postei as imagens que já subi na outra rede social (aquela das imagens), contendo as instruções de como usar o Bamboolib (UPDATE: VÍDEO INCLUÍDO TAMBÉM);
  • Parte 2: Como você já vai conseguir fazer a análise dos dados só clicando em alguns botões, que tal fazer um dashboard para ganhar uma moral com o chefe? Ao fim das imagens do Bamboolib, você verá um vídeo explicando como fazer um dashboard em Python utilizando somente duas linhas de código;
  • Parte 3: Já temos o tratamento dos dados, os gráficos e o dashboard. Bora fazer uns modelos? Que tal fazer 20-30 modelos com duas ou três linhas de código? Basta seguir o vídeo explicando como utilizar a biblioteca Lazy Learner.

Ao fim dos 3 passos, você terá uma análise completinha, incluindo um modelo, com menos de 10 linhas de código!

BAMBOOLIB: SEU PYTHON COM “POINT & CLICK” (PARTE 1)

Se preferir pelo vídeo, ao invés das imagens:

 

DASHBOARD FÁCIL EM PYTHON (PARTE 2)

MAIS DE 20 MODELOS COM DUAS LINHAS DE CÓDIGO (PARTE 3)

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.

Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!

BONS ESTUDOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *