Recentemente, comecei a trabalhar um pouco mais com produtos de dados. Isso no sentido de pequenos apps para automatizar processos e democratizar o acesso à informação e análises. Por conta disso, decidi que deveria fazer uns posts no blog. Este é o primeiro, vai ser muito simples e breve. Você talvez até me xingue, mas é sério, é útil esse comecinho. Sem mais falatório, bora construir seu primeiro app em Python!
COMO PROGRAMAR EM PYTHON
Antes de mais nada, você precisa entender como usar Python. Se você é novo, ótimo, você não tem nenhum vício. Caso contrário, se você tem experiência e é cientista de dados, talvez corra para o Jupyter Notebook. Calma, vamos com calma e esqueça ele um pouco. Comecemos abrindo algum editor, pode ser o Notepad++, o VSCode, o Atom ou, meu preferido, o Sublime.
Obviamente, ele é só um editor como qualquer outro. Bom, você primeiro precisa aprender a rodar algo em Python. Sendo assim, vamos começar com o básico do básico, aquela mensagenzinha padrão de “Hello, World!”:
print("Hello, World!")
O comando é bastante intuitivo, ele vai exibir a mensagem que você escreveu. Note que eu escrevi o comando e salvei o arquivo com o nome meu_primeiro_app.py. Como você deve imaginar, ‘.py’ é o formato dos arquivos em Python. Mas agora, como executar isso?
Simples, abra um terminal e acesse o local em que o arquivo foi salvo:
cd ~/Desktop/Cursos_e_Outros/Posts-EstatSite/
Feito isso, você só precisa digitar python e o nome do arquivo. Veja como fica nosso exemplo:
python meu_primeiro_app.py
Ignore que eu errei a forma de acessar o diretório na primeira tentativa rs. Veja que você só precisa criar um código com as funcionalidades que quiser e rodar direto do terminal. Sim, eu sei, exibir uma mensagem não serve para muita coisa. Então vamos a um app um pouquinho melhor, uma calculadora de IMC.
SEU PRIMEIRO APP EM PYTHON
A conta para a métrica é simples: peso dividido por altura ao quadrado. Sendo assim, você precisa saber basicamente de três coisas: como receber um input do usuário, como fazer o cálculo e como exibir a resposta. Primeiro, entenda como executar essas três coisas em Python:
- Receber input: Para receber um input, você precisa utilizar a função input(). Sim, é bem intuitivo mesmo. Sendo assim, você só precisa dessa função acompanhada de uma frase para o usuário entender como funciona o app;
- Realizar cálculos: O Python, como as outras linguagens, realiza contas de formas bem simples. Em suma, você só precisa saber quais são os operadores. Os principais: ‘/’ serve para divisão, ‘*’ para multiplicação, ‘**’ para exponencial, ‘+’ para soma, ‘-‘ para subtração;
- Exibir a mensagem: Esta parte é simples e possui diversas formas. Particularmente, eu prefiro trabalhar com f-string. Neste caso, você precisa acrescentar um f antes do texto e as variáveis que serão recebidas de fora do texto devem estar em colchetes.
O código final, comentado linha a linha, é esse:
# Exibe mensagem de abertura print("Olá, usuário. Vamos calcular seu IMC!") # pede ao usuario que insira a idade altura = input("Insira sua altura (em cm): ") # converte a altura para inteiro e já transforma em metros altura = int(altura)/100 # pede ao usuario que insira o peso peso = input("Insira seu peso (em kg): ") # converte peso para valor inteiro int(peso) # realiza o calculo do imc e atribui à variavel IMC IMC = peso/(altura*altura) # Exibe o imc para o usuário print(f"Seu IMC é {IMC}")
Por fim, salvamos as alterações e executamos o mesmo arquivo:
Você poderia melhorar fazendo arredondamento, ou ainda colocar uma mensagem alertando se o usuário está abaixo ou acima do ideal. Agora, você já sabe como executar um arquivo, além de algumas funcionalidades básicas. Dessa forma, o que falta é aprender um pouco mais de Python.
Fique tranquilo, eu vou te ajudar nessa caminhada. Desde já, você tem conteúdos que podem te ajudar, basta acessar Programação em Python e veja o que já te atende.
E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber as novidades! Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @EstatSite ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal do Yukio. E se você gosta de tecnologia, escute o Pitacotech!
Bons estudos!