Seja mais ágil utilizando firstobs e inobs no SAS

Quando se trabalha com milhões de dados, qualquer tratamento vai consumir alguns bons minutos – ou até horas – do seu dia. Ou seja, se você escrever seu código, rodar e ele apresentar algum erro, lá se vai uma parte do seu dia. Como ninguém é perfeito, esse processo de escrever + executar + problemas se repete várias vezes ao longo do dia. Logo, você vai gastar horas para escrever um código, muitas vezes simples, e vai passar horas ocioso. Porque você vai escrever um trecho do código, vai colocar para rodar, vai esperar alguns minutos e aí sim vai resolver um problema. Para depois fazer isso de novo. E aí segue seu dia, chato e improdutivo.

Evitar o problema descrito é mais simples do que parece. Ao menos parte dele é solucionado testando em uma amostra. Por exemplo, você quer converter o formato de data da sua base. Não escreva o código e fique lá 20 minutos rodando enquanto você não faz nada, ou finge fazer. Teste essa conversão em 10 linhas da base de dados e veja o que ocorre. Se o processo for grande, envolver várias etapas, siga testando com essas 10 linhas fazendo todos os tratamentos, seja enriquecendo a base com dados de outras fontes, seja tratando os campos. Para pegar apenas 10 linhas, você tem as duas opções abaixo, uma para quem usa data step e outra para quem usa proc sql:

* primeira opcao via data step
* seleciona do primeiro ao decimo elemento
* util caso voce queira selecionar elementos do meio da tabela;
data seleciona_amostra;
    set base (firstobs = 1 obs = 10);
run;

* segunda opcao via proc sql;
proc sql inobs = 10;
    select * from base;
run;

Bem simples. Desta forma não precisa mais escrever um trecho, deixar rodando por 1h para só depois checar se deu certo.

Espero que tenha ajudado. Dúvidas, sugestões ou críticas é só escrever aí embaixo.

0 comentários em “Seja mais ágil utilizando firstobs e inobs no SAS”

  1. muito bom isso vai me ajudar muito parabéns continue compartilhando conhecimento. Vamos manter contato tenho um blog também podemos compartilhar algumas ideias e artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *