Esse é um tipo de “pegadinha” comum em entrevistas e que mesmo no dia a dia confunde algumas pessoas na hora de tratar os dados. Seja para surpreender o entrevistador ou para resolver rápido os problemas, você precisa ter a resposta na ponta da língua.
Suponha que você tenha uma tabela – a qual chamaremos simplesmente de dataset – em SQL com 200 clientes e suas respectivas informações pessoais como nome, CEP e UF. Você quer separar os clientes que são de São Paulo dos demais. Para isso, você seleciona os clientes de São Paulo primeiramente:
select * from dataset where UF = "SP"
e em seguida os clientes que não são de São Paulo:
SELECT * FROM dataset WHERE UF <> "SP"
Curiosamente, o primeiro select trouxe 60 clientes, enquanto o segundo trouxe 110. Mas se 110+60=170 e a tabela estava com 200 clientes, o que aconteceu?
.
.
.
Pensou?
A resposta é simples, mas pode ter certeza que muitos entrevistados engasgam nessa hora. O mais provável é que sua tabela tenha algumas linhas com o campo UF vazios. De forma mais prática, você poderia incluir os nulos juntos com os diferentes de SP:
SELECT * FROM dataset WHERE (UF <> "SP" or UF IS NULL)
Ou selecionar os nulos e tratá-los separadamente:
SELECT * FROM dataset WHERE UF IS NULL
De qualquer forma, é uma pergunta simples e que pode fazer você perder muitos pontos. Ou poderia, porque agora você está preparado!
E aí, curtiu o post?
E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.
Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!
BONS ESTUDOS!
Um comentário em “Charada de SQL”