Inserindo Título/Notas no seu Jupyter Notebook

Já dei uma breve introdução ao Jupyter Notebook no post Uma Brevíssima Introdução ao Anaconda e o Jupyter Notebook. Se antes eu achava que o Rodeo seria meu preferido para programar em Python, agora não vejo chance nenhuma de trocar o Jupyter Notebook. Uma das coisas mais interessantes dessa aplicação, e que será o tema deste curto post, é que você consegue acompanhar facilmente todo o histórico de seu código e, mais ainda, transformar numa espécie de apresentação ou caderno mesmo.

Além de manter os resultados e gráficos no documento (como já explicado no link do início do post), é possível inserir notas e títulos no arquivo. Para fazer isso, você irá utilizar a própria célula onde são inseridos os comandos. Por default, a célula é do tipo CODE no Jupyter, o que quer dizer que você deve utilizá-la para inserir seus códigos. Entretanto, é possível mudar o tipo da célula para o MARKDOWN. Para isto, vá no menu em Cell->Cell Type-> Markdown:

Quando você clicar em Markdown, não sentirá diferença. Porém, se você escrever um comentário, precedido do símbolo ‘#’ e executar a célula (indo em Cell -> Run Cells ou shift+enter no Mac), você verá que a célula irá sumir e aparecerá um título:

Agora, você tem um título bastante destacado. Além disso, é possível também escrever comentários no documento, fazendo o mesmo processo, porém, sem incluir o símbolo ‘#’ antes do texto:

Caso você queira elencar vários itens em linhas diferentes, você deve utilizar o <br> para pular de linha:

Pronto, agora você não tem mais desculpas para deixar seu código desorganizado, ein!

E se você gostou do post, não vá embora sem deixar uma curtida ou um comentário. Dá bastante trabalho fazer o conteúdo do blog e o feedback de quem lê é muito motivador. Se encontrou algum erro ou tem alguma sugestão, dúvida, elogio ou crítica, pode escrever nos comentários ou me enviar uma mensagem diretamente em Sobre o Estatsite. E visite também a conta do Twitter @EstatSite.

Forte abraço e bons estudos!

Um comentário em “Inserindo Título/Notas no seu Jupyter Notebook”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *