Uma nova linguagem, que promete ter a agilidade do C++ com a intuição do R e Python, vem agitando o mercado de data science. Com sua primeira versão, Julia 1.0, lançada recentemente, alguns se perguntam se é hora de trocar o R e o Python pelo novo software. Desenvolvido por cientistas do MIT, Julia já tem mais de 2 milhões de downloads e espera substituir linguagens como R e Python.
Dan Kopf, reporter do Quartz, d recentemente no texto “Should data scientists using R and Python switch over to Julia?” O principical argumento a favor da linguagem é que ela une a velocidade de C, Java e outras, com a facilidade de se criar algoritmos do R e Python. Entretanto, se velocidade não for uma grande necessidade sua, faz menos sentido mudar para o novo software. Além disso, ferramentas para ‘debugar’ e identificar problemas, também é inferior aos softwares atuais. Isso sem mencionar a comunidade online e quantidade de pacotes que R e Python já tem.
A discussão ainda é interessante. Eu mesmo vou baixar o programa e experimentar. Para ler o texto completo de Dan Kpf clique aqui.