Geolocalização: Plotando os pontos em um mapa no R

Trabalhando com uma base de dados de vendas do e-commerce brasileiro, me deparei com uma lista dos locais onde as compras foram feitas e outra com os locais de onde eram os compradores. Pensei comigo que uma forma bacana de demonstrar onde as compras eram feitas, seria marcando os locais das lojas ou dos compradores, no próprio mapa. Neste momento, descobri alguns pacotes novos no R e gostaria de compartilhar com vocês. A base utilizada pode ser baixada no Kaggle neste link aqui.

Como não quero me estender muito neste post, ao invés de plotarmos os locais das lojas ou dos clientes, vou somente plotar as localizações que foram passadas na base olist_geolocation_dataset, localizada no mesmo link do Kaggle.

# carrega os dados
olist_geolocation_dataset = read.csv("olist_geolocation_dataset.csv")

# Vamos ver como os pontos estao distribuidos pelo Brasil

# 1. Primeiro, constroi mapa do Brasil

install.packages("rworldmap") #pacote para obter mapa do mundo

library("rworldmap")

install.packages("rworldxtra") #pacote para usar resolution=high

library("rworldxtra")
newmap = getMap(resolution = "high")
plot(newmap)plot(newmap, xlim = c(-74.98283055, -33.79314722),
ylim = c(-34.75116944, -4.27438888), asp = 1)

# 2. Agora, basta marcar onde estao os pontos
points(olist_geolocation_dataset$geolocation_lng,olist_geolocation_dataset$geolocation_lat, col = "red", cex = .1)

Como podemos ver, há alguns pontos localizados fora do Brasil. Inclusive, há um no oceano. É claro que isso se deve a alguma sujeira na base e podemos cuidar disso em um outro post sobre tratamentos de dados.Espero ter ajudado com mais uma forma de visualizar seus dados. Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, me ajuda bastante e tem zero custo para você. Siga a página e também siga no Twitter, onde eu posto algumas dicas na conta @EstatSite. Bons estudos! 

2 comentários em “Geolocalização: Plotando os pontos em um mapa no R”

  1. Acho que aquele ponto no oceano é Fernando de Noronha. Uma vez criei uma matriz de pesos espaciais e tinha um local que nao tinha vizinhos. Fui ver quem era e era Fernando de Noronha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *