Obter e Alterar o Working Directory no Python

Quando você trabalha no R, Python ou qualquer linguagem análoga, você está trabalhando os arquivos em algum diretório local. Quando você salvar o objeto de saída do seu código, ele será salvo neste diretório; quando você importar um arquivo escrevendo somente o nome do arquivo, ele só será importado se estiver neste diretório. Sendo assim, é importante saber em que diretório o software está trabalhando. Aqui, explico como obter o working directory no Python e como alterá-lo.

Primeiro, vamos observar um exemplo simples. Suponha que você tenha um arquivo com uma tabela, no formato CSV e chamado ARQUIVO. Obviamente, você quer importar este arquivo e trabalhar com os dados. O script padrão, utilizando o Pandas, seria:

import pandas as pd
df = pd.read_csv('ARQUIVO.csv', header=0, index_col=0)

Note que fizemos o procedimento padrão: importamos a biblioteca pandas e importamos nosso arquivo usando o comando read_csv(). O arquivo importado recebe o nome de df no nosso script. Porém, caso o arquivo não esteja no diretório padrão do Python, o comando acima não funcionará. Logo, precisamos saber onde o Python está trabalhando, qual o diretório sendo utilizado e, em seguida, se necessário, precisamos mudar o caminho do diretório.

Para isso, temos a biblioteca os e o comando getcwd():

import os

os.getcwd()

Agora, você provavelmente está vendo que o arquivo ARQUIVO.csv está em diretório diferente deste que o Python estava usando e por isso sua importação falhou. Para alterar o diretório, você deve utilizar o comando chdir():

import os

os.chdir("nome_do_diretorio_onde_esta_o_ARQUIVO.csv")

Dica, caso você queira fazer um script mais bonito e intuitivo, você pode deixar uma mensagem para esclarecer o trecho em que está identificando qual diretório está sendo usado:

print("Diretório atual sendo utilizado: " , os.getcwd())

Apenas uma dica para deixar tudo mais intuitivo para futuros usuários.

Espero ter ajudado! E, se você gostou do post, não vá embora sem deixar uma curtida ou um comentário. Eu sei que não parece relevante, mas faz diferença para mim e custa pouco para você. Se encontrou algum erro ou tem alguma sugestão, dúvida, elogio ou crítica, pode escrever nos comentários ou me enviar uma mensagem diretamente em Sobre o Estatsite. E visite também a conta do Twitter @EstatSite.

Forte abraço e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *