Loop em Python (Como usar o FOR)

Criar um loop é sempre muito útil. Afinal, você passa a executar processos repetitivos sem ter que ficar escrevendo a mesma coisa inúmeras vezes. Que tal praticarmos um pouco disso no Python? Aproveitaremos para entender um pouco de como alterar valores em vetores e entender o range(x,y)!

Primeiro, vamos criar uma lista de valores:

x = [1, 3, 5, 7, 9]
x

Uma lista é uma coleção de dados ordenáveis e mutáveis. Em outras palavras, x é um conjunto de valores que você pode alterar. Poderíamos ter criado, por exemplo, uma lista com nomes dos alunos da classe A:

classe_A = ["Andre", "Bruna", "Carlos", "Maria"]
classe_A

Para acessar os valores da lista, você precisa simplesmente passar entre colchetes a posição do valor que você quer acessar. É preciso estar atento, pois no Python a primeira posição é a 0:

classe_A[0]

Se você tivesse se confundido e tivesse tentado acessar o quarto valor da lista classe_A indicando o número 4, um erro retornaria:

classe_A[4]

Bom, agora vamos ao primeiro loop de hoje!

Imagine que a gente queira percorrer toda a lista x, elemento a elemento, adicionando 1 em cada um deles. Claro, há uma forma direta para se fazer isso, mas vamos ver como seria com o for:

for i in range(0, len(x)):
    print(x[i] + 1)

Atenção: Cuidado com o espaçamento ao copiar o script acima. Se o Python recebe um espaçamento errado no loop, ele retornará erro.

Creio que a sintaxe seja simples de entender. Você precisa apenas determinar qual o intervalo que quer que o ‘i’ percorra e o que quer que o programa faça. Mas veja que ‘i’ é apenas uma escolha padrão. Você pode colocar a letra que quiser. Inclusive, veja o exemplo abaixo que deixa mais claro ainda como funciona o loop:

for n in range(0,5):
    print(n)

A sintaxe é simples:

for i in intervalo:
    tarefa 1
    tarefa 2
    .
    .
    .
    tarefa n

Inclusive, é importante notar que você não precisa do print ao final do loop. Vamos ver um novo exemplo, onde criamos uma nova lista, contendo somente as iniciais dos nomes dos alunos da classe A:

# inicializa uma lista vazia
classe_A_iniciais = []

# anexa as iniciais no vetor vazio
for i in range(0, len(classe_A)):
    classe_A_iniciais.append(classe_A[i][0])

Append serve para anexar os elementos. O que está acontecendo acima é que primeiro inicializamos uma lista vazia, ou seja, agora existe uma lista onde podemos inserir elementos. Em seguida, começa o loop. Para cada i de 0 até o comprimento da lista, é anexado classe_A[i][0]. Ou seja, quando i=0, será anexado classe_A[0][0], que é a primeira letra do primeiro elemento. Em seguida, como i=1, será anexado classe_A[1][0], que é a primeira letra do segundo elemento da lista classe_A. E assim por diante.

Veja a lista resultante do loop acima:

classe_A_iniciais

Bem simples, não?

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber as novidades! Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @EstatSite ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato.

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *