Lembra daquelas pesquisas eleitorais de Twitter ou qualquer outra plataforma falando: entre aqui e marque em quem você vai votar, vamos fazer uma amostra de X milhões de pessoas, mais confiável que as pesquisas atuais? Eu lembro bem, pois é sofrível para alguém que adora estatística ouvir isso. Se você está minimamente próximo da estatística na sua vida profissional ou acadêmica e ainda acredita que é uma amostra de 1 milhão de pessoas é mais confiável do que uma de 5 mil, se você é desses que não desconfia de pesquisas feitas na internet onde participa quem se dispõe a clicar e preencher as respostas, então aconselho a leitura de uma discussão de hoje que aconteceu no Twitter.
Nesta thread, o professor Alexandre Patriota do IME-USP explica como uma amostra de 90% da população pode ser menos confiável que uma de 5%:
No contexto de grandes populações, em quais resultados você acreditaria mais: nos baseados em uma amostra selecionada de 90% da população ou em uma amostra aleatória de 5%?https://t.co/C1efX9bgQe
— Alexandre Patriota (@agpatriota) May 18, 2019