Regressão Linear Simples – Parte 1

Nesse primeiro post falaremos, de uma forma mais direta, sem se aprofundar muito, na Regressão Linear Simples.

Digamos que você acredita que a nota do aluno é relacionada com a distância de sua casa até o colégio. Como você verifica se isso é verdade?

Uma regressão linear simples nada mais é do que uma relação linear entre duas variáveis. Ou seja, uma variável, chamada de independente, expressará (de forma linear, linha, reta, etc.)  uma outra variável, chamada de independente.

Você se lembra de quando aprendeu a equação de uma reta? Se não lembra, assista a este breve vídeo: Equação da Reta – O Kuadro. Caso não entenda com esse vídeo, há diversos vídeos relacionados no youtube, basta acessar o que for melhor para você.

Pois bem, a Regressão Linear Simples não tem nenhum segredo, ela nada mais é do que uma forma de escrever nosso y em função de x na forma de uma reta. Obviamente, essa equação dificilmente é perfeita, no sentido de que y e x se relacionam linearmente. Portanto, ao invés de escrevermos a famosa equação da reta y = a*x + b, em uma regressão linear simples nossa equação é y = a*x + b + ε, onde o último termo é o nosso erro.

Resumindo tudo que foi dito acima, temos um conjunto de pontos y e x que acreditamos que se relacionem de forma linear, ou seja, que formam uma reta. A regressão linear simples nos dá essa reta.

Continue seus estudos em: Regressão Linear Simples – Parte 2

Leia também: Resíduos de uma Regressão Linear no R

Problemas com R? Que tal começar em Primeiros passos no R Studio!

0 comentários em “Regressão Linear Simples – Parte 1”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *