Regressão Linear Simples – Parte 3

Vamos interpretar de forma rápida e prática a saída de uma Regressão Linear Simples no R e como utilizar a informação:

  1. Residuals: São os resíduos da nossa equação. Você traçará um gráfico dos resíduos contra a variáve independente para verificar que eles são aleatoriamente distribuídos e aí seus resultados serão mais confiáveis.  Mas não confunda erro com resíduos! É confuso, mas farei um post só sobre isso futuramente!
  2. Coefficients: a coluna estimate nada mais é do que os valores que formarão nossa reta. O do intercept é o valor que representa a constante. Enquanto o valor que vem em seguida, logo abaixo, é o que acompanha nossa variável independente. Ou seja, no nosso caso, para se obter o valor da nota do testão você deve multiplicar a mesada do aluno por 1,66339 e somar a constante 5,39290. E as outras colunas? Por enquanto vamos apenas considerar que podemos usar os coeficientes caso o p-valor sera menor que 5%. Em outros posts entraremos mais a fundo no assunto.
  3. Multiple R-squared: O R quadrado é o quanto nossa variável independente é capaz de representar nossa variável dependente. Ou seja, 97,38% da nota do testão é explicada pela mesada (lembrem-se que esses dados são fictícios!).
  4. F-statistic: Será muito mais importante para quando falarmos de regressão múltipla.
  5. Adjusted R-squared: Também será mais relevante ao falarmos de regressão múltipla. Fiquem tranquilos por enquanto.

Leia também: Resíduos de uma Regressão Linear no R

Problemas com R? Que tal começar em Primeiros passos no R Studio!

0 comentários em “Regressão Linear Simples – Parte 3”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *