Funções Lambda em Python

Já expliquei como construir uma função em Python no post Construindo Funções em Python. No entanto, Python tem uma função que eu desconhecia até pouco tempo e que tem seu valor, principalmente pela praticidade. Esta nova função, que eu vou explicar neste post, é a chamada função lambda

A função lambdaé uma função chamada de anônima e que pode receber diversos argumentos, mas somente uma expressão. Apesar de mais simples, ela pode ser usada estrategicamente em vários momentos, geralmente quando estamos fazendo algum tratamento nas bases. Veja o exemplo abaixo:

funcao_teste = lambda A,B: A*B
funcao_teste(1,2)

Simples, certo?

Passa-se o nome da função, o argumento lambda, as variáveis de entrada e o que deve ser retornado. Poderíamos ter uma função mais simples ainda, com uma variável:

funcao_teste_2 = lambda A: A*2
funcao_teste_2(2)

 

Uma tarefa na qual a função lambda também é útil, é quando a combinamos com uma função definida comum. No exemplo abaixo, temos uma função definida que multiplica o resultado de uma função lambda por um número n imputado:

def funcao_A(n):
    return lambda a,b : (a+b) * n

funcao_B = funcao_A(5)
funcao_B(2,3)

Em tempo, tome cuidado com o espaçamento antes do return. Se você copiar e colar o código acima, é provável que a execução retorne um erro por conta disso. Recomendo que você mesmo digite este trecho. Lembro também que os prints aqui colocados são do Jupyter Notebook, que eu já dei uma introdução em Uma Brevíssima Introdução ao Anaconda e o Jupyter Notebook.

E aí, curtiu o post?

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.

Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!

BONS ESTUDOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *