Construindo Funções em Python

Uma das maiores vantagens para quem programa é poupar tempo. E uma das melhores formas de se poupar tempo é criando funções que realizem tarefas mais recorrentes. No Python, isso é feito utilizando o def + parâmetros (se houver) + dois pontos. Veja alguns exemplos de funções:

# Funcao que diz Ola
def ola_usuario:
    print("Ola!")

# Funcao que diz Ola ao usuario
def ola_usuario_2(nome):
    print("Ola, ", nome)

# Funcao que retorna a soma de 2 numeros
def soma_numeros(a,b):
    soma = a+b
    return soma

A primeira função é uma função bem simples que ao ser chamada diz “Ola”. Já as duas últimas funções precisam ser chamadas recebendo algum parâmetro – no primeiro caso o parâmetro nome e no segundo os parâmetros a e b.

Para a primeira função, basta o usuário digitar ola_usuario() que ele receberá como saída a mensagem “Ola!”. Já para a segunda função, o usuário precisa inserir um parâmetro. Se eu executar ola_usuario_2(“Andre”), terei como saída “Ola, Andre”. Por fim, para a última função, você deve inserir dois valores como inputs. Se você digitar, por exemplo, soma(10,20) receberá o número 30 como saída da função.

Importante notar que as funções precisam ser chamadas pelo usuário.  Além disso, você deve ter cuidado com o espaçamento. Minha recomendação é que você utilize o ENTER após os dois pontos, pois o próprio Python inserirá o espaçamento correto.

É possível criar uma função sem o return também. Veja um exemplo simples:

def ola_usuario_3():
    print("Ola usuario")

Basta você digitar ola_usuario_3 que a função exibirá a mensagem. Cuidado para não tentar criar uma função sem os parênteses. O exemplo abaixo exibirá um erro já na execução da função, antes mesmo de você chamá-la:

 def ola_usuario_3():
     print("Ola usuario")

Claro que essas são algumas funções mais básicas. Podemos fazer coisas mais complexas, no exemplo abaixo temos duas funções sendo utilizadas juntas:

def f(x):
    return x**2

def derivada(x):
    h=1./1000
    rise = f(x+h)-f(x)
    run = h
    slope = rise/run
    return slop

(Exemplo foi retirado de Calculus: Easy Derivatives and Integrals using Python)

Agora basta você criar as funções que você mais utiliza, ou pretende utilizar, e ganhar um bom tempo na execução das suas tarefas.

E aí, curtiu o post?

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber todas as novidades. Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @UniDosDados, no Instagram @universidadedosdados ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal Universidade dos Dados.

Aproveite e adquira sua camiseta de data science na LOJA DA UNIVERSIDADE DOS DADOS. Vai ficar estiloso e me ajudar neste projeto!

BONS ESTUDOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *