Como começar na área de Ciência de Dados?

Como entrar na área de ciência de dados sem ter experiência é provavelmente a pergunta que mais recebo na DM. Sempre respondo com prazer porque sei como é difícil para quem é jovem e está atrás do primeiro estágio ou quem já é mais velho e está em transição. Pensando nisso, fiz uma thread com algumas dicas, coisas que chamariam a atenção minha e de meus colegas quando precisamos trazer alguém para o time. Peço que perdoem as abreviações, no Twitter precisamos economizar caracteres e isso aqui é só um copia e cola da thread.

Não tem experiência, mas quer iniciar a carreira de cientista de dados. O que fazer?

Primeiro, o óbvio, coloque atividades extracurriculares e coisas que chamam a atenção p/ qlqr vaga. Se deu monitoria, se faz trabalho voluntário, idiomas, se escreve p/ blogs de ciencia, etc. Tudo isso conta. Mostrar ser uma pessoa interessada ajuda em qlqr situação.

Faça cursos extracurriculares, pagos ou gratuitos. Isso não é meeeega importante quando vc tem experiência, mas hoje vc precisa mostrar que sabe mais que seu concorrente. Se vc fez X cursos do datacamp ou coursera e ele nenhum, vc tá na vantagem. Obtenha bagagem onde der.

Crie seu portfolio. Isso pode ser um repositório no github com tudo que vc já fez, textos no Medium, um blog, qualquer coisa. O importante é vc chegar pro recrutador e mostrar “oh fiz todos esses codigos, é isso que eu sei”. Só pela iniciativa, já está em vantagem.

Amplie sua rede o quanto for possível. Eu nao sou bom nessa parte, mas importa. Participe de eventos (ex.: Python Brasil), grupos de estudos, palestras, troque ideias pelas redes sociais, use e abuse dos fóruns. Tanto faz. O que vale é conhecer gente que abra portas.

Tenha conta no Linkedin e no Vagas. Sei que o povo desta rede acha que todas as outras sao despreziveis, mas nao sao. Estar ali ajuda os recrutadores a te achar. Tenha perfil lá e coloquem foto. Nao precisa ser formal, mas nada de oculos de sol ou fantasia.

Um extra pra entrevista: Tenha conhecimentos básicos de negócio. Certos cases a gente passa até para estagiário. Ex.: Qual a vantagem do negócio X vs Y pra vc? Envolve raciocínio lógico e não estar alienado. Leia uma Exame, um Valor, coisas assim. Mantenha-se informado.

Um extra no geral: sendo muitos aqui economistas fervorosos, cuidado com brigas inúteis e prepotência nas redes. Entre contratar um babaca treteiro e alguém mais neutro, qlqr um optará pelo neutro. Vc ainda não tem o que oferecer em troca desse risco pra empresa.

Vcs podem se expressar nas redes. Não tem muuuuito + essa de não contratarem por crítica política ou zoeiras, tipo “o Palmeiras não tem mundial” (apesar de ser mentira). Mas sejam educados, sejam mais Samuel Pessoa, Thomas Conti, e menos… uns outros aí que não vou citar

 

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber as novidades! Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @EstatSite ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato.

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *