Gráficos cyberpunk no Python!

Esta foi a descoberta, se não mais útil, mais divertida que tive até agora no Python. Recentemente, foi lançado o pacote MPLCYBERPUNK. Essa biblioteca sensacional foi baseada no Matplotlib e faz gráficos que vai deixar os nerds que nem eu doidos. Sem mais delongas, hoje é dia de fazer gráficos Cyberpunk no Python!

Primeiro, vamos instalar o pacote. você pode utilizar o famoso pip install no terminal, ou rodar direto no Jupyter Notebook o seguinte comando:

!pip install mplcyberpunk

Agora, carregamos o pacote e também o matplotlib, para produzir os gráficos. Explicando, o mplcyberpunk serve como uma camada para alterar o estilo dos gráficos. Logo, precisamos do matplotlib também:

import matplotlib.pyplot as plt
import mplcyberpunk

Em seguida, vamos começar com a parte mais divertida. Iniciamos carregando o estilo cyberpunk para ser usado nos nossos gráficos e já produzimos um gráfico como exemplo para ver como fica o layout novo:

plt.style.use("cyberpunk")
_ = plt.plot([10,20,30,40,50], [1,2,3,4,5])

Bom, ficou mais estilosinho, mas não parece ainda muito cyberpunk. A questão é que a mágica está quando você adiciona brilho ao gráfico. Para isso, utiliza-se o add_glow_effects. Veja um exemplo mais bem elaborado:

plt.plot([1, 2, 3, 4, 5, 6, 7], marker='o')
plt.plot([5, 6, 7, 3, 4, 5, 6], marker='o')

mplcyberpunk.add_glow_effects()

Massa, não é?

Você pode utilizar outros efeitos também. Você pode fazer com que a linha somente brilhe:

_ = plt.plot([1, 2, 3, 4, 5, 6, 7], marker='o') 
_ = plt.plot([5, 6, 7, 3, 4, 5, 6], marker='o') 
mplcyberpunk.make_lines_glow()

Ou que somente a parte abaixo dela:

_ = plt.plot([1, 2, 3, 4, 5, 6, 7], marker='o') 
_ = plt.plot([5, 6, 7, 3, 4, 5, 6], marker='o')
mplcyberpunk.add_underglow()

Isso sem contar alterar as cores e fazer subplots. É divertido, tente você aí!

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber as novidades! Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @EstatSite ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal do Yukio. E se você gosta de tecnologia, escute o Pitacotech!

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *