Calculando o tempo de execução em Python e R

Saber quanto tempo seu script está demorando para ser executado pode ser muito útil. Seja porque você está querendo melhorar o código e quer fazer comparações, ou porque algum processo é demorado e você quer mensurar seu tempo de execução, saber obter este tempo é sempre vantajoso. Sendo assim, hoje vamos aprender como calcular o tempo da execução de um script tanto em Python quanto em R.

O post será curto e direto ao ponto. Afinal, não tem segredo nenhum no que queremos fazer. Você está aqui pela sintaxe e é isso que você vai ter. Primeiro, vamos ver o código para Python. Aqui, você deve utilizar a biblioteca time:

import time
hora_inicial = time.time()
<script cujo tempo será calculado>
print("--- %s segundo ---" % (time.time() - hora_inicial))

Vamos ver linha a linha o que foi feito. Primeiro, importamos a biblioteca necessária para o cálculo. Em seguida, utilizamos a função time para obter o tempo no momento em que o código começou. Essa função serve para obter o tempo atual. Ou seja, quando o código passar por ela o que vai acontecer é que ele vai salvar a hora naquele momento em um objeto chamado hora_inicial. Na sequência, você deve inserir o script cujo tempo será calculado. Por fim, utilizamos time() novamente para obter o tempo naquele momento e tiramos a diferença da hora inicial.

Agora, vamos para o R. De forma análoga ao Python, podemos utilizar o Sys.time(). A vantagem aqui é que você nem precisa importar nada e a saída já é um texto com a diferença em segundos.

inicio <- Sys.time()
<script cujo tempo será calculado>
Sys.time()-inicio

Mais uma vez, muito simples.

E aí? Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber as novidades! Deixe seu e-mail em INSCREVA-SE na barra à direita, logo abaixo de pesquisar. E, por favor, não deixe de comentar, dar seu feedback e, principalmente, compartilhar com seus amigos. De verdade, isso faz toda a diferença. Além disso, você também pode acompanhar mais do meu trabalho seguindo a conta de Twitter @EstatSite ou por alguma das redes que você encontra em Sobre o Estatsite / Contato, como meu canal de Youtube Canal do Yukio. E se você gosta de tecnologia, escute o Pitacotech!

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *